Considere o anúncio jornalístico e os comentários do X (antigo Twitter) para responder à questão.
a) O anúncio da abertura de um café no Museu da Língua Portuguesa causou muita agitação nas redes sociais. Considerando os comentários retirados do antigo Twitter, como se caracteriza a postura dos usuários em relação à reportagem e ao próprio idioma?
b) Os comentários apresentados revelam o registro informal da língua. Identifique dois exemplos de registros informais e explique de que maneira colaboram para a construção de sentido do texto.
a) A reação dos usuários diante da reportagem pode ser interpretada como uma postura crítica, que demonstra insatisfação. Seus comentários posicionam-se contrariamente à adoção, no texto da manchete, de um termo em inglês (“rooftop”), o que seria incoerente com a proposta de um museu que trabalha em nome da difusão da língua portuguesa. Nesse sentido, os usuários indicam uma postura de valorização e defesa da língua portuguesa e, simultaneamente, certo traço de purismo ou de rigidez na conservação do idioma.
b) Os termos “pra”, “né”, “meu” e “tão” podem ser tomados como exemplos de registros informais da língua. A ocorrência desses termos reforça o sentido crítico dos comentários, por inserirem, nos textos, marcas de coloquialidade que os aproximam da realidade linguística dos falantes do Brasil. Assim formulados, os comentários acentuam a diferença em relação ao anglicismo que criticam.