O RNA transportador (RNAt) atua como uma ponte entre RNA mensageiro (RNAm) e os aminoácidos, sendo incorporados nas proteínas produzidas pelo ribossomo. Neste processo, o RNAt lê um códon no RNAm e traz para o ribossomo o aminoácido correspondente (um dos 20 tipos de aminoácidos normalmente encontrados em proteínas). Na tentativa de expandir artificialmente o código genético de um organismo, pesquisadores induziram-no a fabricar um RNAt reprogramado, capaz de acoplar um aminoácido sintético a um RNAt, como representado na figura. Nesse caso, o ribossomo insere o aminoácido sintético na cadeia peptídica crescente sempre que um dos códons de terminação é encontrado no RNAm.

a) Defina o que é código genético e explique por que ele é considerado degenerado (ou redundante).

b) Ao expandirem o código genético da forma apresentada, o que os pesquisadores estão permitindo que aconteça com as proteínas? Considerando o código genético universal e as informações apresentadas, por que a técnica pode se limitar à incorporação de até três diferentes aminoácidos sintéticos simultaneamente?

a) Código genético é a correspondência entre as trincas de nucleotídeos do DNA e do RNA mensageiro e os aminoácidos que serão incorporados às proteínas durante a tradução. O código é degenerado ou redundante porque pode haver mais de um código (códon) para um mesmo aminoácido. 
 
b) O códon de terminação indica o fim da tradução, com o término da proteína. O processo descrito permite continuar a tradução, possibilitando a formação de cadeias proteicas maiores. A técnica se limita a três aminoácidos sintéticos simultâneos porque existem três códons de terminação diferentes.