No ecossistema amazônico, peixes grandes, que se movimentam por distâncias maiores e consomem frutos maiores, são os preferencialmente pescados. Pesquisadores compararam o tamanho dos peixes (indicados na figura abaixo) em áreas próximas a Manaus (1) e em áreas mais distantes (2). Usando modelagem, simularam a relação entre o tamanho do peixe e o do fruto do qual ele se alimenta. Na figura, os círculos pretos indicam os tamanhos máximos dos frutos consumidos pelos tambaquis pescados recentemente; os círculos brancos (O), o tamanho máximo dos frutos consumidos pelo maior tambaqui já pescado em cada área do estudo. A área cinza indica a distribuição dos tamanhos dos frutos das 264 espécies vegetais encontradas na área do estudo.

(Adaptado de: COSTA-PEREIRA, R. et al. PNAS, Washington, v. 115, p. E2673-E2675, mar. 2018.)

a) Com base nos dados apresentados, como a flora amazônica é influenciada pela pesca excessiva?

b) As espécies vegetais citadas no texto pertencem a qual grupo de fanerógamas? Justifique a sua resposta. O consumo dos frutos por dispersores vertebrados, como os peixes, é uma pressão de seleção para características que aumentam a sua detecção pelos animais. Considerando a morfologia dos frutos, qual é a parte responsável por atrair os peixes?

a)  A pesca excessiva favorece as espécies vegetais produtoras de frutos menores (aproximadamente entre 3 e 3,8 cm) e prejudica as espécies de plantas que produzem frutos maiores (aproximadamente entre 4,3 e 5,8 cm).
 
b) Ao grupo das angiospermas, pois apresentam frutos. O exocarpo (camada externa do fruto ou “casca”) atrai os peixes frugívoros.
Obs.: os peixes frugívoros são atraídos pelas cores chamativas dos frutos maduros.