O gráfico a seguir mostra o consumo de energia proveniente de fontes renováveis e não renováveis no Brasil e no mundo, para o ano de 2020.
Sobre a participação das fontes renováveis na matriz energética do Brasil, analise as afirmações a seguir.
I As fontes renováveis, como a hidroelétrica, a eólica e a solar, aumentaram sua participação na matriz energética, devido aos elevados investimentos feitos nas etapas de geração e transmissão.
II Os derivados da cana-de-açúcar, em especial o etanol, passaram a ter maior participação na matriz energética, graças aos estímulos legais concedidos e às políticas ambientais que estimularam seu uso.
III A energia nuclear aumentou sua participação na matriz energética e pode ser considerada uma alternativa renovável aos combustíveis fósseis, porque não emite gases responsáveis pelo efeito estufa.
Está correto o que se afirma em
O primeiro item está incorreto, pois, apesar do Brasil tem realizado investimentos em fontes renováveis de energia, ainda há margem para avanços na geração e transmissão de eletricidade no país. O segundo item está correto, pois os derivados de cana-de-açúcar, como o etanol, receberam incentivos governamentais que ampliaram a sua participação na composição da matriz energética brasileira. Porém, é importante reforçar que tais incentivos nem sempre ocorrem de forma consistente, o que pode tornar a produção e o uso do etanol mais ou menos vantajoso dependendo de fatores. Por fim, o item III está incorreto, pois a energia nuclear não aumentou a sua participação na matriz energética nacional nos últimos anos, além de não ser considerada uma fonte renovável de energia.
Como apenas o item II está correto, não há alternativa que possa ser assinalada como resposta.