Os países que têm sistemas de transporte tecnicamente articulados, com disponibilidade de modais capazes de oferecer menores custos de transporte, podem inserir sua produção de modo mais competitivo no mercado internacional. A partir das últimas décadas do século XX, as redes e os sistemas de transporte conheceram significativas transformações na qualidade dos fluxos.

PEREIRA, Mirlei F.V. Redes, sistemas de transportes e as novas dinâmicas do território.
https://doi.org/10. Abril de 2009. Adaptado.

Sobre essas transformações, analise as afirmações a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) As transformações técnicas, como o aumento das tonelagens deslocadas, tornaram o transporte mais seguro e mais rápido, aumentando a fluidez potencial do território - exigência e condição do sistema produtivo globalizado.

( ) O uso do contêiner garantiu a integração de diferentes modais, o que permitiu maior rapidez e articulação, fazendo com que o movimento das cargas se tornasse mais seguro em grandes extensões territoriais.

( ) A difusão das tecnologias de rastreamento e de monitoramento de cargas, como é o caso dos aparelhos de rádio e do GPS, permitiu falar em logística e em sistemas just-in-time de produção e distribuição.

As afirmações são, respectivamente:

  • a

    V – V – F. 

  • b

    V – V – V. 

  • c

    F – V – V. 

  • d

    V – F – V. 

  • e

    F – F – V.

O primeiro item está correto, pois as transformações técnicas de diferentes modais de transporte no mundo tornaram a circulação de mercadorias mais segura e rápida, o que é uma das demandas do atual mundo globalizado. O segundo item também está correto, uma vez que o uso do contêiner favoreceu a integração de diferentes modais de transporte, fato que tornou o transporte das cargas mais seguro em grandes extensões territoriais. O terceiro item também está correto, visto que a difusão de tecnologias de monitoramento e rastreamento de cargas possibilitou a evolução da logística e, consequentemente, favorece a adoção dos sistemas just-in-time de produção e distribuição de mercadorias e produtos.