O tema globalização é objeto de análises variadas sobre suas características e sobre os efeitos de suas diversas faces. Em seu auge, foi considerado praticamente irreversível, por envolver número crescente de economias e de mostrar uma dependência mútua entre os participantes.
O processo de globalização envolve diferentes dimensões que se estruturam simultaneamente. A esse respeito, analise as afirmações a seguir.
I A dimensão financeira é marcada pelo aumento do volume e pela maior velocidade de circulação dos fluxos financeiros, com efeitos diferenciados sobre as economias nacionais.
II A dimensão comercial é caracterizada pela crescente semelhança das estruturas da oferta e da procura nos diversos países e pela maior preocupação com os fluxos de mercadorias.
III A dimensão produtiva é renovada pela convergência das técnicas do fordismo com as estratégias administrativas do toyotismo, devido à integração das cadeias produtivas.
Está correto o que se afirma em
A globalização provocou diversas mudanças nas facilidades de transporte, comunicação e processamento de dados, com consequências sobre os processos produtivos, fluxos comerciais e a movimentação de capital. Com isso a maior parte das economias se tornou cada vez mais interligada em formato e intensidades diferentes, implicando também repercussões políticas e diplomáticas. Essa globalização, intensificada nas últimas três décadas, é caracterizada por apresentar três dimensões variadas e simultâneas:
I – A dimensão financeira, caracterizada pelo aumento e intensificação da circulação de bens, serviços e capital, criando uma maior dependência entre as economias, mas com efeitos variados e diferenciados entre elas.
II – A dimensão comercial, caracterizada pelo crescimento de semelhanças das estruturas de oferta e demanda, apresenta, cada vez mais, como os fluxos de mercadorias estão entre as etapas mais importantes para a dinâmica do comércio mundial da atual fase da globalização.
III – A dimensão produtiva, com crescente convergência de técnicas produtivas e estratégias administrativas, avanços tecnológicos, interligação de economias em cadeias produtivas, crescente dependência dos serviços, inclusive em setores tradicionais entre outras características. No entanto, vale ressaltar que a convergência entre as técnicas e as estratégias produtivas não se limita apenas ao modelo produtivo fordista e toyotista, além de não ser a forma mais moderna dentro do processo atual da globalização.
No entanto, vale ressaltar que de acordo com o texto original, utilizado como base para o enunciado, denominado Globalização, Desglobalização e o Brasil escrito por Renato Baumann, o item II da questão apresenta a seguinte definição para dimensão comercial:
“dimensão comercial - com semelhança crescente das estruturas de demanda, homogeneidade da oferta nos diversos países e maior preocupação com valor adicionado localmente do que com a composição dos fluxos de mercadorias.”
Desse modo, o valor agregado das mercadorias localmente é superior ao fluxo das mesmas.