A nova moeda digital do Brasil, Drex, foi anunciada pelo Banco Central do Brasil oficialmente em agosto de 2023 e acompanha a tendência global de digitalização financeira.
O Drex será a moeda brasileira em sua versão digital, O nome anunciado pelo Banco Central é formado por um conjunto de referências às características da nova ferramenta: D, de digital; R, de real; E, de eletrônico; X, para representar modernidade e conexão, além de repetir a última letra de "Pix", o sistema de transferência instantânea.
Adaptado de https://valor.globo.com/financas/10_08_2023
Sobre a natureza e o funcionamento da nova moeda virtual brasileira, assinale a afirmação correta.
Lançado em agosto de 2023 como um projeto a ser implantado até o final de 2024, o DREX será a moeda digital do Banco Central brasileiro. Portanto, será uma nova representação do Real, só que completamente digital. Segundo o governo, seu uso facilitará diferentes tipos de transações financeiras e comerciais, tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, disponibilizada por meio de contas digitais, aplicativos e plataformas de pagamento, operando em um sistema “tokenizado”, semelhante ao que ocorre atualmente com o Pix.