O circuito com três lâmpadas incandescentes idênticas, representado na figura, consiste em uma associação mista de resistores. Cada lâmpada (L 1, L2 e L3) é associada, em paralelo, a um resistor de resistência R, formando um conjunto. Esses conjuntos são associados em série, tendo todas as lâmpadas o mesmo brilho quando ligadas à fonte de energia. Após vários dias em uso, apenas a lâmpada L2 queima, enquanto as demais permanecem acesas.

Em relação à situação em que todas as lâmpadas funcionam, após a queima de L2, os brilhos das lâmpadas serão

  • a

    os mesmos.

  • b

    mais intensos.

  • c

    menos intensos.

  • d

    menos intenso para L 1 e o mesmo para L3.

  • e

    mais intenso para L 1 e menos intenso para L3.

Admitindo a resistência de cada lâmpada como RL e considerando o trecho da lâmpada 2 (L2), tem-se:

Antes da queima de L2, a resistência equivalente nesse trecho do circuito é:

começar estilo tamanho matemático 14px reto R com eq com antes subscrito subscrito fim do subscrito igual a numerador reto R com reto L subscrito vezes reto R sobre denominador reto R com reto L subscrito mais reto R fim da fração fim do estilo

Após a queima de L2, o novo valor passa a ser:

começar estilo tamanho matemático 14px reto R com eq com depois subscrito subscrito fim do subscrito igual a reto R fim do estilo

Portanto, começar estilo tamanho matemático 14px reto R com eq com depois subscrito subscrito fim do subscrito maior que reto R com eq com antes subscrito subscrito fim do subscrito fim do estilo, ou seja, a resistência equivalente deste trecho do circuito aumenta.

Como os trechos do circuito que contêm as lâmpadas estão em série, não há mudanças nos demais valores das resistências após a queima de L2. Assim pode-se concluir que a resistência equivalente do circuito todo aumenta.

Além disso, uma vez que a ddp do gerador é constante, ocorrerá uma diminuição na corrente total do circuito.

Assim sendo, diminuem as potências e, consequentemente os brilhos, das lâmpadas que continuam acesas.