Informações digitais — dados — são gravadas em discos ópticos, como CD e DVD, na forma de cavidades microscópicas. A gravação e a leitura óptica dessas informações são realizadas por um laser (fonte de luz monocromática). Quanto menores as dimensões dessas cavidades, mais dados são armazenados na mesma área do disco. O fator limitante para a leitura de dados é o espalhamento da luz pelo efeito de difração, fenômeno que ocorre quando a luz atravessa um obstáculo com dimensões da ordem de seu comprimento de onda. Essa limitação motivou o desenvolvimento de lasers com emissão em menores comprimentos de onda, possibilitando armazenar e ler dados em cavidades cada vez menores.
Em qual região espectral se situa o comprimento de onda do laser que otimiza o armazenamento e a leitura de dados em discos de uma mesma área?
De acordo com o enunciado, a onda utilizada durante a leitura deve possuir um menor comprimento de onda.
Dentre as alternativas apresentadas, a onda que possui menor comprimento de onda é a luz violeta.
Curiosidade: O disco Blue Ray possui capacidade de 25GB de dados, cerca de 5 vezes maior do que a capacidade de um DVD. O leitor de blue ray utiliza ondas de comprimento 405 nm, correspondente ao violeta.