O vidro contendo alumínio em sua composição é um excelente material para acondicionar medicamentos e suplementos, porque pode ser esterilizado por aquecimento. No entanto, quando o medicamento ou suplemento contém substâncias que se ligam fortemente ao íon desse metal, a dissolução do alumínio é promovida em função do deslocamento do equilíbrio químico estabelecido entre a espécie imobilizada no vidro e a espécie em solução. Por essa razão, recomenda-se que suplementos de nutrição de recém-nascidos contendo gluconato de cálcio sejam acondicionados em embalagens plásticas, e não nesse tipo de vidro.

Atualização da recomendação da Sociedade Portuguesa de Neonatologia.
Disponível em: www.spneonatologia.pt. Acesso em: 22 out. 2021 (adaptado).

Caso esse suplemento seja acondicionado em embalagem desse tipo de vidro, o risco de contaminação por alumínio será maior se o(a)

  • a

    vidro do frasco for translúcido.

  • b

    concentração de gluconato de cálcio for alta.

  • c

    frasco de vidro apresentar uma maior espessura.

  • d

    vidro for previamente esterilizado em altas temperaturas.

  • e

    reação do alumínio com gluconato de cálcio for endotérmica.

De acordo com o enunciado, suplemento de nutrição contendo gluconato de cálcio é armazenado em plástico, sendo assim, é possível inferir que esse composto (provavelmente o gluconato) se liga fortemente aos íons de alumínio presentes no vidro, dessa forma, o risco por contaminação por alumínio será maior quando a concentração de gluconato for alta.