Texto 1

Manifesto de lançamento da “Coalizão Negra Por Direitos”, reunião de entidades e coletivos do movimento negro brasileiro, 2020.

Texto 2

O sociólogo Octavio Ianni afirmou que democracia e cidadania são processos políticos marcados por dificuldades e retrocessos, pois a participação social – especialmente a de grupos como mulheres, negros, indígenas – é uma luta penosa e que, no Brasil, vem sendo realizada precariamente ao longo da história.

(Adaptado de: “Entrevista com Octavio Ianni: Comunicação e Globalização”. Revista
Novos Olhares, n. 4, p. 25, 1999.)

De acordo com os textos 1 e 2, é possível dizer que, no caso brasileiro, os conceitos de democracia e de cidadania

  • a

    são limitados pela persistência histórica do racismo, pois os movimentos sociais pouco se ocupam dessa temática, reduzindo a possibilidade da conquista de igualdade. 

  • b

    podem ser tomados como conceitos relacionados, relativos à esfera do indivíduo, e marcados por processos lineares de conquistas de direitos sociais.

  • c

    podem ser tomados como conceitos relacionados, próprios da esfera coletiva, e marcados por processos não lineares de conquistas e perdas de direitos sociais. 

  • d

    são marcados por disputas sociais e históricas, e influenciam, de modo secundário, o exercício da igualdade, especialmente para grupos como mulheres, negros e indígenas.

A mensagem contida na imagem critica a persistência do racismo na sociedade brasileira, inviabilizando assim a efetivação da democracia, devido à exclusão, à desigualdade e às violências decorrentes do racismo. Em consonância com o texto I, a visão de Octávio Ianni aponta para como a democracia e a cidadania ainda não são plenas no Brasil, marcadas por retrocessos e avanços, visto que negros, mulheres e indígenas ainda encontram barreiras em sua participação política e social.

Portanto, a única alternativa correta é a C.