As convenções cartográficas utilizam símbolos pontuais, lineares, areais, bem como representações proporcionais e gradação de cores (coroplética) que permitem certo grau de compreensão e intuição de seu significado, possibilitando a leitura da informação contida no mapa por diferentes pessoas.

Com base no excerto e na figura, assinale a alternativa correta.

  • a

    Os símbolos pontuais se prestam a representar fenômenos não hierárquicos, a exemplo da rede urbana e da tipologia de cidades. 

  • b

    As representações lineares qualificam os fenômenos, não permitindo a sua hierarquização, a exemplo da tipologia dos sistemas de transportes. 

  • c

    O uso do gradiente de cores serve para diferenciar fenômenos espaciais com variação contínua, a exemplo da altitude e da profundidade. 

  • d

    Um mesmo fenômeno pode ser representado por meio de diferentes formas e de variadas cores, a exemplo dos cursos e corpos de água.

Com o intuito de facilitar a compreensão dos mapas, foi criado um sistema de símbolos conhecidos como convenções cartográficas. Esses símbolos pontuais, lineares, areais, bem como as representações proporcionais e de gradação de cores, foram escolhidos para facilitar a observação e a identificação de elementos espaciais e/ou de hierarquias, tais como diferentes altitudes, que são representadas pelo uso de gradientes de cores.