As projeções de população são importantes para o cálculo dos indicadores sociodemográficos que fornecem subsídios para a formulação de políticas públicas. Segundo as Nações Unidas, o mundo atingiu a cifra de 8 bilhões de habitantes em 2022, devendo atingir 9,7 bilhões em 2050. Ainda que a população mundial continue a aumentar, a dinâmica demográfica varia entre as regiões do mundo. Nesse contexto, Estados Unidos da América (EUA) e Nigéria passam por mudanças demográficas com reflexos socioeconômicos significativos.

Tendo em vista seus conhecimentos sobre dinâmica populacional e considerando o gráfico, assinale a alternativa correta.

  • a

    Nigéria e EUA têm trajetórias demográficas distintas, ainda que ambos apresentem taxas de natalidade semelhantes. Isso afetará seus sistemas de saúde. 

  • b

    Os EUA, ao contrário da Nigéria, apresentam, pela primeira vez, crescimento vegetativo negativo. Isso afetará a oferta de mão-de-obra no território norte-americano. 

  • c

    A Nigéria, ao contrário dos EUA, manterá elevada a taxa de fecundidade. Haverá maior pressão sobre as políticas públicas de educação e de saúde. 

  • d

    Nigéria e EUA enfrentam expressiva redução da população em idade adulta ativa. Ambos os países terão problemas com a seguridade social.

O gráfico das Nações Unidas apresentado na questão demonstra que a população da Nigéria terá um elevado crescimento entre 2022 e 2050, fenômeno possível pela elevada taxa da fecundidade presente no país, aumentando, assim, a quantidade de jovens e, consequentemente, pressionando as políticas públicas de educação e saúde, que devem atender essa crescente população jovem. Já nos EUA, embora a população continue em crescimento, a redução da velocidade desse crescimento indica uma redução na taxa de fecundidade e um aumento na expectativa de vida, pressionando, dessa maneira, o setor previdenciário do país.