Leia o trecho da reportagem:
“Mulher espancada após boatos em rede social morre no Guarujá, SP
(...)
A dona de casa Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (5), dois dias após ter sido espancada por dezenas de moradores do Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo a família, ela foi agredida a partir de um boato gerado por uma página em uma rede social (...)”
(G1, Santos, 05/05/2014. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noti-
cia/2014/05/mulher-espancada-apos-boatos-em-rede-social-morre-em-guaruja-sp.html.
Acessado em 04/07/2023.)
Assinale o trecho de um dos contos a seguir – extraídos de EVARISTO, Conceição. Olhos d’Água. Rio de Janeiro: Pallas; Fundação Biblioteca Nacional, 2016 –, trecho este que relaciona o acontecimento da reportagem ao texto de ficção:
O trecho da reportagem trata do espancamento até a morte de uma mulher, vítima de um boato. Esse é também o mote do conto “Maria”, de Olhos d’água. Depois de um dia de trabalho na casa dos patrões, a protagonista reencontra no ônibus o pai de um de seus filhos, com quem troca rápidas palavras. A seguir, o homem assalta o ônibus e foge. Maria é, então, tomada por cúmplice e agredida pelos passageiros. A alternativa indicada traz um trecho do conto que permite inferir a trama principal.