Devido ao aumento dos preços dos combustíveis e do custo de vida, cada vez mais os brasileiros vêm buscando carros econômicos. O que a maioria das pessoas não sabe é que o rendimento dos motores dos automóveis é baixo. De cada 1 litro de gasolina, somente 220 ml são transformados em trabalho para movimentação do carro.

(www.em.com.br)

Considere que o motor de um automóvel funcione como uma máquina térmica que desenvolve uma potência útil de 44 kW. A quantidade de energia que esse motor necessita para funcionar, a cada segundo, é

  • a

    9,7 kJ. 

  • b

    97 kJ. 

  • c

    970 kJ. 

  • d

    20 kJ. 

  • e

    200 kJ.

Se, a cada 1 litro de gasolina = 1000 mL, apenas 220 mL são usados para gerar movimento, pode-se concluir que o rendimento é de 22%.

Uma vez que a potência útil é 44 kW e, a partir da definição de rendimento (começar estilo tamanho matemático 14px reto eta fim do estilo), segue:

começar estilo tamanho matemático 14px reto eta igual a reto P com útil subscrito sobre reto P com total subscrito seta dupla para a direita fim do estilocomeçar estilo tamanho matemático 14px 0 vírgula 22 igual a numerador 44 espaço kW sobre denominador reto P com total subscrito fim da fração fim do estilo

Logo, Ptotal = 200 kW = 200 kJ/s. Ou seja, a cada 1s, é necessário o fornecimento de 200 kJ de energia ao motor.