Um experimento para medidas eletroquímicas foi montado empregando-se uma folha de papel de filtro recortada em formato de cruz, conforme pode ser visto na imagem. Nas extremidades de cada braço dessa cruz de papel foi posicionado um pedaço de metal M e, ao redor de cada um dos metais, o papel foi umedecido com solução aquosa 0,10 mol/L do sal MSO4 correspondente. A parte central da cruz de papel foi umedecida com solução de KNO3 0,1 mol/L, de modo a estabelecer o contato elétrico entre os braços da cruz de papel.

Usando um multímetro, foram medidas as diferenças de potenciais de pilhas possíveis de serem formadas pela associação de pares dos metais, constituindo, em cada caso, o cátodo e o ânodo da pilha formada.

Os dados relacionados aos metais e seus respectivos potenciais padrão de redução estão fornecidos na tabela.

No experimento, o par de metais que apresentou o valor positivo mais alto de diferença de potencial na pilha formada teve como seu polo negativo e seu polo positivo, respectivamente, os metais

  • a

    Zn e Mg. 

  • b

    Fe e Zn. 

  • c

    Zn e Cu. 

  • d

    Mg e Cu. 

  • e

    Cu e Fe.

Para que o valor positivo fosse o mais alto possível para a diferença de potencial da pilha, deve-se combinar o elemento de maior potencial de redução com o de menor potencial de redução. Consultando a tabela, os elementos que resultam na maior diferença entre seus potenciais são o cobre (+0,34 V) com o magnésio (-2,36 V). 

A diferença de potencial observada pelo voltímetro, nesse caso, será de começar estilo tamanho matemático 14px ΔE espaço igual a espaço parêntese esquerdo mais 0 vírgula 34 parêntese direito espaço – espaço parêntese esquerdo menos 2 vírgula 36 parêntese direito espaço igual a espaço 2 vírgula 70 espaço reto V fim do estilo