Leia o excerto para responder a questão.

O Reino Unido tinha sido tudo, menos parcimonioso, em suas aquisições territoriais, e a construção de um império no mundo não ocidental fora parte integrante de sua hegemonia mundial. Quanto aos Estados Unidos, o desenvolvimento que transformou o país no principal polo de atração da mão de obra, do capital e dos recursos empresariais da economia mundial esteve estreitamente vinculado ao âmbito continental atingido por sua economia doméstica no curso do século XIX.

(Giovanni Arrighi. O longo século XX, 2013.)

O modelo de expansão da economia capitalista nos Estados Unidos da América no século XIX resultou

  • a

    da adoção do modelo agroexportador com o objetivo de acelerar o desenvolvimento do Sul do país. 

  • b

    da aplicação na economia industrial dos lucros obtidos com a exportação de algodão para as indústrias inglesas. 

  • c

    da aplicação da política exterior do big stick contrária à presença do imperialismo europeu nas Américas. 

  • d

    da integração comercial com o México por meio das supressões das barreiras alfandegárias. 

  • e

    do crescimento do mercado interno por meio de incorporação de territórios no oeste e no sul do país.

Durante o século XIX, os Estados Unidos iniciaram o seu processo de expansão territorial e econômica. A Marcha para o Oeste foi um movimento intenso de migração de estadunidenses, imigrantes europeus e pessoas feitas escravas para o Oeste. Entre as estratégias usadas pelos Estados Unidos para conquistar novos territórios estavam as guerras contra nativos e mexicanos, por exemplo; a compra, como no caso da Louisiana, da França em 1803; e tratados, como no caso a anexação do Oregon, adquirido por meio de tratado com a Grã-Bretanha em 1846. Economicamente, esse processo foi importante pois contribuiu: para a unificação do território, o que facilitou as trocas comerciais; para a aquisição de terras férteis, essenciais para a produção de alimentos para subsistência e para comercialização; para obras de infraestrutura, visando a ligação do Oeste e Leste. Além disso, paralelamente à expansão para o Oeste, houve a descoberta de ouro em locais como Dakota e Carolina do Sul.

Por fim, vale a pena lembrar que, ideologicamente, esse processo de expansão foi inspirado em duas ideias muito importantes para os estadunidenses: a Doutrina Monroe, que colocava os Estados Unidos como protetor das novas nações das Américas e condenava a intervenção de potências europeias no continente e a teoria do Destino Manifesto, que considerava a expansão dos Estados Unidos como um direito divino.