A figura 1 mostra um circuito elétrico montado com fios de ligação ideais e constituído por uma bateria ideal B, de força eletromotriz igual a 3,0 V, e por dois leds idênticos, L1 e L2. A curva característica de cada um desses leds é mostrada na figura 2.
a) Calcule a corrente elétrica, em mA, que atravessa a bateria.
b) Associando-se um resistor ôhmico em série com a bateria, esta passa a ser percorrida por uma corrente elétrica de 200 mA. Calcule o valor da resistência elétrica desse resistor, em ohms.
a) De acordo com o circuito apresentado, os leds estão associados em paralelo com a bateria B que aplica uma diferença de potencial 3 V. Desse modo, pode-se identificar no gráfico apresentado que a corrente formada em cada led para essa diferença de potencial é 300 mA. Considerando a associação em paralelo, tem-se que a corrente total formada na bateria é de 600 mA, como ilustrado a seguir.
b) Ao se associar um resistor em série com a bateria, a corrente total nela é de 200 mA e, portanto, em cada led a corrente formada é de 100 mA. De acordo com gráfico apresentado, para esse valor de corrente a diferença de potencial em cada led é de 2,5 V. Como a bateria aplica uma força eletromotriz de 3 V, a diferença de potencial no resistor é de 0,5 V. Utilizando-se a 1ª lei de Ohm: