Estima-se que mais de 4 bilhões de pessoas estejam infectadas com a Helicobacter pylori, uma bactéria que pode infectar o estômago e causar úlceras. Foram os esforços incansáveis de dois pesquisadores, Barry Marshall e J. Robin Warren, e um período de cultivo maior do que o habitual para levar ao descobrimento da bactéria. Antes disso, pensava-se que o estresse e certos alimentos causavam as úlceras gástricas. Embora esses fatores possam agravar as úlceras, não são seus causadores.

(Adam Taylor. “5 avanços da Medicina descobertos por acidente”. www.bbc.com. Adaptado.)

a) Que tipo de medicamento deve ser ministrado no combate direto à bactéria H. pylori? Cite uma forma de contaminação de uma pessoa por essa bactéria.

b) O que são as úlceras gástricas causadas pela H. pylori? Por que o estômago não sofre naturalmente a ação corrosiva do ácido clorídrico contido no próprio suco gástrico?

a) O combate a bactérias é feito por antibióticos. Uma pessoa pode ser contaminada tanto ao ingerir alimentos ou água com vômitos ou fezes, quanto ao ter contato com beijos de uma pessoa infectada pela bactéria.
 
b) A úlcera gástrica é uma ferida na parede do estômago, com erosão da mucosa gástrica, provocando queimação e dor. Naturalmente a parede do estômago é protegida pelo muco gástrico, que forma uma barreira a qual impede a ação corrosiva do ácido clorídrico na parede gástrica.