O heredograma ilustra uma família com alguns indivíduos Rh positivo e Rh negativo. Sabe-se que Luciano e Vítor podem receber somente sangue que não contenha os aglutinogênios A e B. Murilo só pode receber sangue que contenha exclusivamente aglutinina anti-A no plasma ou que não contenha aglutinogênios nas hemácias. Mel só pode receber sangue que contenha exclusivamente aglutinina anti-B no plasma ou que não contenha aglutinogênios nas hemácias.

a) Quantas pessoas dessa família são certamente heterozigotas para o sistema ABO? Qual o genótipo de Murilo para o sistema ABO?

b) Sabendo que Mel não recebeu o soro anti-Rh após o nascimento de Laura, qual a probabilidade de ela gerar uma segunda criança sem nenhum aglutinogênio (A e B) e não desenvolver eritroblastose fetal? Demonstre os seus cálculos probabilísticos.

a) Duas pessoas. Murilo possui genótipo I começar estilo tamanho matemático 14px i com B pré-sobrescrito fim do estilo
 
b) 1/8. Pelos dados do enunciado e pelo heredrograma, é possível concluir que Mel possui o genótipo começar estilo tamanho matemático 14px reto I à potência de reto A reto i fim do estilo e rr e Murilo começar estilo tamanho matemático 14px reto I à potência de reto B reto i fim do estilo e Rr. Portanto, a probabilidade de o casal ter uma criança sem aglutinogênios (tipo O, com genótipo ii) e que não desenvolva eritroblastose fetal (Rh-, com genótipo rr) é dada por:
        
 
Para se calcular a probabilidade de a criança nascer com ambas as características, como são eventos simultâneos e independentes, multiplicam-se as probabilidades. Com isso, a probabilidade será de ¼ x ½ =1/8.