Sobre o movimento cultural denominado Tropicália que se desenvolveu nos anos 1960 associado à era dos Festivais, responda:

a) Cite o nome de um(a) artista ou de uma canção identificada com o movimento.

b) Aponte duas características do movimento.

c) Indique uma diferença da Tropicália em relação às denominadas canções de protesto e outro em relação à Jovem Guarda. 

a) Gilberto Gil.

b) A tropicália foi um movimento cultural brasileiro ocorrido no final da década de 1960 com a proposta de reformular de maneira crítica as interpretações sobre arte e cultura no Brasil. Através de expressões musicais, artístico-visuais e literárias, a tropicália pretendeu interpretar a ideia de “nacional” a partir  da fusão entre músicas regionais brasileiras, música clássica, samba, MPB, bolero, rock’n roll, cultura pop e linguagens artísticas vanguardistas.

c) Diferentemente das chamadas canções de protesto, os tropicalistas não consideravam que o objetivo principal da criação artística deveria ser despertar a consciência crítica através de temáticas políticas contundentes. Já em relação à Jovem Guarda, a Tropicália não buscou meramente copiar a cultura jovem e a sonoridade do rock’n roll norte-americanos. Não se limitando à imitação pura, o tropicalismo apresentou uma postura inovadora na forma de pensar a fusão entre diferentes elementos culturais (brasileiros e estrangeiros, populares e eruditos) na formação da cultura nacional.