Observe a reportagem a seguir:

UM PLANETA SEM DISTORÇÕES: FÍSICOS PROPÕEM A ADOÇÃO DE UM NOVO MAPA-MÚNDI

O astrofísico Richard Gott, o matemático Robert Vanderbei e o cosmólogo David Goldberg chegaram ao conceito do disco aberto, mostrado abaixo, com o intuito de corrigir os equívocos do modelo usado da mesma forma há mais de quatro séculos, baseado na projeção de Mercator.

A notícia faz alusão às distorções produzidas pela projeção de Mercator. A partir dos seus conhecimentos sobre cartografia,

a) cite o contexto no qual foi proposta a projeção de Mercator.

b) cite e explique uma dessas distorções que podem ser evitadas pela projeção apresentada na reportagem.

c) indique e explique outra projeção cartográfica que apresenta distorção diferente daquela encontrada na projeção de Mercator.

a) A projeção de Mercator foi proposta no contexto das Grandes Navegações.

b) A projeção de Mercator distorce principalmente as áreas das superfícies de altas latitudes, próximas aos polos e distantes da Linha do Equador. A proposta de projeção em disco aberto, como destacada pelo enunciado da questão, reduz as distorções mencionadas, apresentando, por exemplo, a Groenlândia, o norte do Canadá, da Europa e da Ásia e a Antártida com a proporção das áreas mais fiel à realidade.

c) Outra projeção cartográfica que apresenta distorções diferentes é a Projeção de Peters. Essa representação é uma projeção Equivalente, o que significa que ela distorce as formas das superfícies. Portanto, ela apresenta os continentes com seu tamanho proporcionalmente fiel à realidade.