Observe as imagens relativas a uma grande inundação que atingiu o Paquistão a aproximadamente 1000 km da cadeia montanhosa do Himalaia, em agosto de 2022.
a) Indique o principal regime climático associado à inundação de tal magnitude.
b) Cite e explique outra causa que pode estar associada a essa grande inundação no Paquistão.
c) A partir das imagens de satélite, indique e explique uma das características da paisagem que permitem apontar que a área destacada é suscetível à inundação.
a) O principal regime climático associado às inundações é o clima de Monções.
b) As grandes inundações que aconteceram no Paquistão em agosto de 2022 são consequências das mudanças climáticas. Os rios da planície do rio Indo, que drenam a região apontada no mapa, são abastecidos pelo regime pluvio-nival, que, além de sofrerem com chuvas mais intensas provocadas pelas mudanças climáticas, também inundaram em razão do degelo das regiões montanhosas do Paquistão, pois a intensificação do aquecimento global, que aumenta as médias térmicas mundiais, tem agravado o derretimento dessas geleiras no país, que detém um dos maiores gelos glaciais encontrados fora das regiões polares.
c) A partir da análise das imagens de satélite, observa-se que a área em destaque se trata de uma planície, mais especificamente uma planície de inundação com vários canais fluviais. Por se tratar de uma área mais baixa do que o relevo ao seu redor, as planícies concentram fluxos de materiais, como a água. A intensa ação das chuvas de monções em conjunto com a água do degelo, ao se depararem com o relevo mais acidentado do norte do Paquistão, seguiram o fluxo em direção à planície de inundação do rio Indo, que transbordou no período apresentado nos mapas. Destaca-se que o rio Indo é do tipo meandrante, que apresenta fluxo de escoamento mais lento, sendo mais suscetível a inundações durante intensos períodos chuvosos, como no verão monçônico, destacado nas imagens.