Da fossa das Marianas, no oceano Pacífico, aos Alpes; das praias de Fernando de Noronha às grandes metrópoles, os microplásticos estão em toda parte, em geral sem serem vistos. Como tema de estudo é algo relativamente novo e ganhou impulso somente neste século, com mais força nos últimos anos.

Disponível em https://revistapesquisa.fapesp.br/a-ameaca-dos-microplasticos/. Adaptado.

Baseado no texto e em seus conhecimentos sobre os microplásticos, responda:

a) Cite uma fonte de liberação dos microplásticos.

b) Indique e explique em quais ambientes ocorre a maior concentração de microplásticos no planeta.

c) Indique duas estratégias que podem ser adotadas pela população para reduzir a produção de microplásticos. 

a) São fontes de liberação de microplásticos, entre outros, sacolas de supermercado, garrafas PET,  fibras de roupas, carpetes ou tapetes e microesferas adicionadas em produtos de higiene como pastas dentais.

b) Os microplásticos são encontrados tanto em ambientes terrestres quanto aquáticos, porém sua maior concentração está no fundo dos oceanos. Correntes do fundo do mar transportam os fragmentos de plástico e fibras que chegam através de rios e os acumulam em grande quantidade em algumas regiões, de modo semelhante às ilhas de lixo que se formam superficialmente nos oceanos.

c) Uma estratégia que pode ser adotada pela população para reduzir a produção de microplásticos é, primeiramente, a redução do uso de plástico ao mínimo possível, optando por produtos reutilizáveis ou biodegradáveis. Outra ação possível é que a população realize o descarte seletivo de resíduos plásticos, além de consumir mercadorias oriundas de reciclagem.