O escurecimento de joias e artigos de prata ocorre devido à reação da prata, na presença de oxigênio atmosférico, com compostos de enxofre presentes no próprio ambiente, formando o sulfeto de prata, que é um composto de coloração preta. Essa reação é representada a seguir:
4Ag(s) + O2(g) + 2S2-(aq) + 4H+ (aq) → 2Ag2S(s) +2H2O(ℓ)
Uma das receitas caseiras para o clareamento da prata é descrita a seguir:
1. Adicionar uma solução aquecida de água, sal de cozinha e bicarbonato de sódio em um recipiente forrado internamente com papel alumínio;
2. Adicionar o objeto de prata no recipiente com a solução e deixar reagir por 3 minutos;
3. Retirar o objeto de prata, lavar com água em abundância e secar.
Considerando que os potenciais padrão de redução do Aℓ3+ e do Ag2S são:
Aℓ3+(aq) + 3e− ⇌ Aℓ(s) E° = - 1,66 V
Ag2S(s) + 2e− ⇌ 2Ag(s) + S2− (aq) E° = - 0,69 V
a) Escreva, no quadro da folha de respostas, o número de oxidação da prata antes do escurecimento e no composto formado depois do escurecimento.
b) Escreva a equação global balanceada e calcule a diferença de potencial da reação de clareamento da prata (restituição da prata metálica).
c) Outra receita caseira envolve o uso de pasta de dente, que contém fluoreto, na limpeza de objetos de prata por abrasão e polimento da sua superfície. Considerando que o potencial de redução (E°) do flúor é de +2,87 V, a presença de fluoreto contribui para a limpeza da prata? Justifique com base no potencial da reação global.
a) Prata antes do escurecimento: Ag ⇒ Nox = 0
Prata depois do escurecimento: Ag2S ⇒ Nox = + 1
b) Semiequação de redução:
Semiequação de oxidação:
Equação global:
A diferença de potencial é:
c) A presença do fluoreto não contribui para a limpeza da prata.
Na limpeza, a prata deve sofrer redução (cátodo), enquanto o fluoreto deve sofrer oxidação (ânodo). Caso a reação ocorresse, seu potencial seria:
A ddp negativa da reação global indica que ela não ocorre.