Os acontecimentos globais recentes mostraram a importância da oferta de fertilizantes nitrogenados, como amônia e ureia, para a manutenção da segurança alimentar da população mundial. As mudanças na disponibilidade de gás natural impactam diretamente a produção de fertilizantes nitrogenados. As reações a seguir mostram o processo de formação de amônia e ureia a partir do gás natural:
(I) CH4(g) + H2O(g) → CO(g) + 3H2(g)
(II) N2(g) + 3H2(g) → 2NH3(g)
(III) CO2(g) + 2NH3(g) → CO(NH2)2(s) + H2O(g)
Com base nessas informações e seus conhecimentos, responda:
a) Qual o principal componente do gás natural utilizado na produção de fertilizantes nitrogenados?
b) Uma outra forma de gerar H2 para a reação II é por meio da eletrólise da água utilizando energia solar. Escreva a equação balanceada da reação de eletrólise da água. Dê um argumento que justifique essa fonte de hidrogênio tornar o processo mais sustentável.
c) O Brasil consome cerca de 6 milhões de toneladas de ureia por ano. Considerando que toda a produção de ureia tenha o metano como partida, qual a massa, em toneladas, de gás natural necessária para a obtenção de 6 milhões de toneladas de ureia? Considere que o metano corresponde a 50%, em massa, de gás natural.
Note e adote:
Massas molares (g/mol): H = 1; C = 12; N = 14; O = 16.
a) O principal componente do gás natural utilizado na produção de fertilizantes nitrogenados é o metano (CH4).
b) A equação de eletrólise da água é:
A eletrólise da água combinada com fontes de energias renováveis, como a eólica ou solar, é considerada uma forma limpa e sustentável de produção de hidrogênio, o que pode reduzir significativamente os impactos ambientais.
c)
Como o metano (CH4) corresponde a 50% da massa do gás natural temos:
A massa de gás natural é de 3,2 · 106 toneladas.