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Para responder à questão  leia o capítulo CXVII do romance Quincas Borba, de Machado de Assis.

A história do casamento de Maria Benedita é curta; e, posto Sofia a ache vulgar, vale a pena dizê-la. Fique desde já admitido que, se não fosse a epidemia das Alagoas, talvez não chegasse a haver casamento; donde se conclui que as catástrofes são úteis, e até necessárias. Sobejam exemplos; mas basta um contozinho que ouvi em criança, e que aqui lhes dou em duas linhas. Era uma vez uma choupana que ardia na estrada; a dona, — um triste molambo de mulher, — chorava o seu desastre, a poucos passos, sentada no chão. Senão quando, indo a passar um homem ébrio, viu o incêndio, viu a mulher, perguntou-lhe se a casa era dela.

— É minha, sim, meu senhor; é tudo o que eu possuía neste mundo.

— Dá-me então licença que acenda ali o meu charuto? O padre que me contou isto certamente emendou o texto original; não é preciso estar embriagado para acender um charuto nas misérias alheias. Bom padre Chagas! — Chamava-se Chagas. — Padre mais que bom, que assim me incutiste por muitos anos essa ideia consoladora, de que ninguém, em seu juízo, faz render o mal dos outros; não contando o respeito que aquele bêbado tinha ao princípio da propriedade, — a ponto de não acender o charuto sem pedir licença à dona das ruínas. Tudo ideias consoladoras. Bom padre Chagas!

(Quincas Borba, 2012.)



No capítulo, o estilo adotado pelo narrador caracteriza-se como 

  • a

    sentimental e utópico. 

  • b

    hiperbólico e dramático. 

  • c

    digressivo e irônico. 

  • d

    impessoal e objetivo. 

  • e

    subjetivo e moralizante.

O capítulo transcrito, assim como outros de Quincas Borba (e de muitas obras de Machado de Assis), traz uma das marcas estilísticas do escritor: o uso da digressão, recurso por intermédio do qual o enunciador se distancia do assunto sobre o qual fala ou escreve. No início do texto, o narrador se refere ao episódio que se enquadra no enredo do romance: o casamento de Maria Benedita. No entanto, o capítulo em questão suspende temporariamente a narrativa para tecer comentários paralelos, a partir de uma anedota que lhe fora contada e que ele transmite ao leitor. Outro recurso machadiano presente no trecho é a ironia, na medida em que, na anedota referida pelo narrador, o homem ignora o sofrimento da mulher, cuja casa fora queimada, para buscar apenas a satisfação de um prazer pessoal, qual seja, acender o próprio charuto nas chamas. O episódio, embora pareça deslocado em relação ao resto do romance, alude ao desprezo humano pelo sofrimento alheio, tema central na narrativa de Quincas Borba.