Com o aprofundamento da globalização nas últimas décadas, os movimentos migratórios tornaram-se cada vez mais volumosos. Nesse contexto, ampliou-se no mundo o número de pessoas deslocadas e, além disso, surgiram novas categorias de indivíduos dentro dos territórios nacionais, como é o caso dos apátridas, conforme indicado na tabela abaixo.

Principais dados e cifras: Migrações no mundo – 2000 e 2020

a) Defina os conceitos de “refugiados” e “apátridas”e explique por que esses dois grupos cresceram nos últimos vinte anos.

b) A participação de brasileiros nas migrações internacionais tem aumentado nos últimos anos. Os destinos são, predominantemente, Estados Unidos (EUA) e países europeus, com destaque para Portugal. Além da inserção no mercado de trabalho, quais outros fatores explicam o expressivo deslocamento de brasileiros para Portugal? Aponte dois tipos de manifestações – sociais e políticas – em ascensão no mencionado país europeu e que estão associadas à presença de migrantes estrangeiros, sobretudo aqueles com baixa qualificação profissional.

a) Refugiados são pessoas que foram forçadas a saírem de seus países de origem devido a perseguições religiosas, étnicas, por sua identidade sexual, opinião política, pela ocorrência de conflitos armados, entre outros fatores e, portanto, correm risco de vida. Apátridas, por sua vez, são pessoas que não têm sua nacionalidade reconhecida por nenhum Estado.  Esses grupos cresceram nos últimos 20 anos devido à ocorrência de diversos conflitos, e crises humanitárias, com destaque para os refugiados oriundos da Síria, Nigéria, Sudão do Sul, Somália, Afeganistão e Venezuela.
 
b) Outros fatores que explicam o expressivo deslocamento de brasileiros para Portugal são a proximidade linguística e cultural que o país apresenta. Por sua vez, a presença de migrantes estrangeiros de baixa qualificação profissional tem gerado ataques xenofóbicos contra essa população e a ascensão de grupos nacionalistas de extrema-direita na política nacional.