Desastre em Petrópolis: população vulnerável acentua impacto da crise climática

Na tarde de 15 de fevereiro de 2022, registrou-se 259,8 mm de chuva em apenas seis horas no primeiro distrito de Petrópolis-RJ. A quantidade de água que caiu superou em 28% a média histórica esperada para todo o mês de fevereiro – 202,2mm – e é a maior chuva em Petrópolis desde, pelo menos, 1932, quando o Instituto Nacional de Meteorologia começou a fazer as medições. A ocorrência de chuvas e a população em vulnerabilidade é a receita para um “desastre natural”. “Esses desastres são uma combinação da parte climática, que se pode prever, com outros fatores que não têm nada a ver com o clima – a vulnerabilidade da população e as pessoas que vivem em áreas expostas.

(Adaptado de: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2022/02/desastre-em-petropolis-populacao-vulneravel-acentua-impacto-da-crise-climatic. Acesso em 22/11/2022.)

A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos relacionados à ocupação de áreas de riscos e a desastres deflagrados em ambiente tropical,

a) aponte duas características das encostas que podem deflagrar movimentos de massa e duas características dos fundos de vale responsáveis por desencadear as inundações.

b) diferencie desastre e fenômeno natural; aponte duas intervenções humanas – em encostas ou fundos de vale – que intensificam os processos responsáveis pela deflagração de desastres.

a) As encostas são as áreas que possuem declividade no compartimento do relevo. Entre suas características, podemos citar a superfície topográfica inclinada, que se estende de um ponto mais alto até o ponto mais baixo do relevo. A inclinação da vertente (outra nomenclatura para encosta) e a presença de solos mais rasos aumentam a erosão do solo, devido ao maior escoamento superficial da água,  o que intensifica os movimentos de massa.
 
Os fundos de vale são as áreas mais baixas de um compartimento de relevo acidentado. O escoamento superficial das águas presentes nas encostas que delimitam o vale fica concentrado no seu fundo. A convergência da rede hídrica nestas áreas mais baixas com terrenos planos, em período de cheia dos rios, causa inundações naturais. 

b) Os fenômenos naturais são ações da dinâmica da natureza que acontecem sem a interferência humana. Entre eles podemos citar a dinâmica climática, como circulação dos ventos e formação das chuvas, e a dinâmica da crosta terrestre, como o movimento das placas tectônicas. Os desastres naturais são ocasionados por fenômenos naturais de grande intensidade, como terremotos e maremotos. Recebem esta nomenclatura quando prejudicam a dinâmica da sociedade, causando desde danos a propriedades até morte de pessoas. Entre as intervenções humanas nas áreas de encostas podemos citar o desmatamento da cobertura vegetal e a construção de moradias irregulares, ações que também podem intensificar as inundações no fundo de vale, em conjunto com o descarte irregular de lixo,  soterramento e cimentação das áreas de inundação,  canalização e retificação apenas do canal principal, ações que em conjunto podem resultar em desastres ambientais.