Em uma pesquisa realizada pela Microsoft, 31 mil pessoas foram entrevistadas sobre como consideram a relação saúde e bem estar frente ao trabalho. Mais especificamente, os participantes deveriam responder SIM ou NÃO para a seguinte pergunta: “Depois do surgimento da pandemia do COVID-19, você passou a priorizar mais a saúde e o bem estar, se comparados ao seu trabalho, do que priorizava antes?” Abaixo encontram-se os gráficos obtidos com as respostas.
(Adaptado de http://www.microsoft.com/en-us/worklab/work-trend-index/great-expectations-making-hybrid-work. Acesso em 02 de maio de 2022.)
Considere que a distribuição dos respondentes por regiões esteja representada no gráfico abaixo para responder às questões a seguir.
a) De acordo com as informações fornecidas pelos gráficos apresentados, qual das regiões conta com a maior porcentagem de pessoas que responderam SIM? Em qual das regiões a porcentagem de pessoas que responderam SIM mais se aproximou da porcentagem respectiva para a população global?
b) Quantos respondentes são da Austrália e Nova Zelândia? Quantos respondentes da Austrália e Nova Zelândia responderam SIM?
a) Do gráfico de barras, podemos concluir que a região com a maior porcentagem de pessoas que responderam SIM é a América Latina, com 78%.
Considerando que, globalmente, 55% das pessoas responderam SIM, a região que mais se aproximou desse percentual foi Ásia/Ilhas do Pacífico, com 57% (apenas 2% de diferença).
b) Como 31 mil pessoas foram entrevistadas e, dessas, 15% são da Austrália/Nova Zelândia, a quantidade de respondentes dessa região foi de
15% de 31 mil = 0,15⋅31 000 = 4 650 pessoas
Dessas 4 650 pessoas, 50% responderam SIM, ou seja, 50% de 4 650 = 2 325 pessoas da Austrália/Nova Zelândia responderam SIM.