Na figura estão destacadas duas trajetórias sobre a superfície do globo terrestre, descritas ao se percorrer parte dos meridianos 1, 2 e da Linha do Equador, sendo que os meridianos 1 e 2 estão contidos em planos perpendiculares entre si. O plano α é paralelo ao que contém a Linha do Equador.

A vista superior da projeção ortogonal sobre o plano α dessas duas trajetórias é

  • a

  • b

  • c

  • d

  • e

A projeção da Linha do Equador sobre o plano α é uma circunferência, e as projeções dos pontos N e S coincidem com o centro dessa circunferência.

 Projeções dos arcos começar estilo tamanho matemático 14px NA com sobreparênteses sobrescrito fim do estilo, começar estilo tamanho matemático 14px NB com sobreparênteses sobrescrito fim do estilo, começar estilo tamanho matemático 14px CS com sobreparênteses sobrescrito fim do estilo e começar estilo tamanho matemático 14px DS com sobreparênteses sobrescrito fim do estilo serão raios de tal forma que começar estilo tamanho matemático 14px reto A apóstrofo reto D apóstrofo em moldura superior fecha moldura fim do estilo e começar estilo tamanho matemático 14px reto C apóstrofo reto B apóstrofo em moldura superior fecha moldura fim do estilo serão diâmetros perpendiculares na circunferência.

As projeções dos arcos começar estilo tamanho matemático 14px AB com sobreparênteses sobrescrito fim do estilo e começar estilo tamanho matemático 14px CD com sobreparênteses sobrescrito fim do estilo serão arcos de circunferência cujos ângulos centrais serão de 90° (dado que os meridianos estão contidos em planos perpendiculares entre si).

Isso ocorre de tal forma que a vista superior da projeção ortogonal é melhor descrita pela imagem dada na alternativa E.