Afim de classificar as melhores rotas em um aplicativo de trânsito, um pesquisador propõe um modelo com base em circuitos elétricos. Nesse modelo, a corrente representa o número de carros que passam por um ponto da pista no intervalo de 1 s. A diferença de potencial (d.d.p.) corresponde à quantidade de energia por carro necessária para o deslocamento de 1 m. De forma análoga à lei de Ohm, cada via é classificada pela sua resistência, sendo a de maior resistência a mais congestionada. O aplicativo mostra as rotas em ordem crescente, ou seja, da rota de menor para a de maior resistência.

Como teste para o sistema, são utilizadas três possíveis vias para uma viagem de A até B, com os valores de d.d.p. e corrente conforme a tabela.

Nesse teste, a ordenação das rotas indicadas pelo aplicativo será:

  • a

    1, 2, 3. 

  • b

    1, 3, 2. 

  • c

    2, 1, 3. 

  • d

    3, 1, 2. 

  • e

    3, 2, 1.

De acordo com a analogia estabelecida, a resistência de cada via pode ser determinada pela razão entre a d.d.p. e a corrente de carros. Assim, as resistências R1 , R2 e R3 das vias 1, 2 e 3 são:

Como o aplicativo mostra as rotas em ordem crescente de resistência, a ordenação a ser exibida será 1, 2 e 3, conforme apresentado na alternativa A.