O quadro mostra valores de corrente elétrica e seus efeitos sobre o corpo humano.
A corrente elétrica que percorrerá o corpo de um indivíduo depende da tensão aplicada e da resistência elétrica média do corpo humano. Esse último fator está intimamente relacionado com a umidade da pele, que seca apresenta resistência elétrica da ordem de 500 kΩ, mas, se molhada, pode chegar a apenas 1 kΩ.
Apesar de incomum, é possível sofrer um acidente utilizando baterias de 12 V. Considere que um indivíduo com a pele molhada sofreu uma parada respiratória ao tocar simultaneamente nos pontos A e B de uma associação de duas dessas baterias.
DURAN, J. E. R. Biofísica: fundamentos e aplicações.
São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003 (adaptado).
Qual associação de baterias foi responsável pelo acidente?
Observando que, para a pele molhada, a resistência elétrica do corpo humano é igual a 1 kΩ, e que para que a pessoa sofra uma parada respiratória, as intensidades de corrente elétrica nela estabelecida devem variar entre 20 mA e 100 mA, pode-se aplicar a definição de resistência elétrica para esses valores limítrofes.
- Para i = 20 mA:
- Para i = 100 mA:
Dessa forma, para que uma pessoa sofra uma parada respiratória ao sofrer um acidente elétrico, deve ser submetida a ddp's entre 20 V e 100 V. Como cada bateria fornece 12 V, uma possibilidade seria associar duas delas em série, de modo que essa associação fornece uma ddp igual a 24 V. Essa associação está corretamente representada na alternativa A.