Relatório publicado pelo MapBiomas apresentou dados referentes à área de mineração – garimpo e mineração industrial – no Brasil. Os dados indicam um crescimento de 31 mil para 206 mil hectares entre 1985 e 2020.

O mapa a seguir representa os biomas brasileiros e as respectivas áreas de mineração em 2020.

Considerando as informações apresentadas e seus conhecimentos, é correto afirmar que o bioma

  • a

    Mata Atlântica tem área de mineração industrial maior do que de garimpo. Nesse bioma, ocorre exploração de minério de ferro, causando o cinturão do desmatamento e o assoreamento dos rios da maior bacia hidrográfica do país.

  • b

    Amazônia tem área de garimpo maior do que a de mineração industrial. Nesse bioma, ocorre exploração de ouro e grande desmatamento nas unidades de conservação e territórios indígenas, com contaminação do rio Tapajós. 

  • c

    Cerrado tem área de garimpo maior do que a de mineração industrial. Nesse bioma, ocorre exploração de minério de ferro, causando o soterramento de nascentes e comprometendo o potencial hidroelétrico na região. 

  • d

    Caatinga tem área de mineração industrial maior do que a de garimpo. Nesse bioma, ocorre exploração de níquel, causando a escassez de água na região, água essa utilizada para lavar o metal, o que contamina o rio Tocantins.

A área de garimpo na Amazônia é de 101.051 ha e, portanto, maior que a de mineração industrial, que é de 48.342 ha. O garimpo do ouro nas unidades de conservação e nos territórios indígenas dessa região causa desmatamento e contaminação dos rios com o mercúrio usado na extração desse metal.