A tabela a seguir destaca, para o ano de 2019, os 11 municípios brasileiros que mais emitiram gases do efeito estufa causadores do aquecimento global, conforme o total emitido de CO2 em toneladas.

A partir da análise dos dados anteriores e de seu conhecimento, é correto afirmar que os municípios com

  • a

    menor extensão territorial e alta densidade demográfica foram responsáveis pela maior emissão de CO2 decorrente da decomposição dos resíduos sólidos em aterros sanitários.

  • b

    grande extensão territorial e baixa densidade demográfica foram responsáveis pela maior emissão de CO2, o que se correlaciona com o avanço da mineração e a construção de hidrelétricas. 

  • c

    menor extensão territorial e alta densidade demográfica foram responsáveis pela maior emissão de CO2 decorrente da instalação de novas indústrias de bens de capital. 

  • d

    grande extensão territorial e baixa densidade demográfica foram responsáveis pela maior emissão de CO2, o que se correlaciona com o avanço do desmatamento e incêndio florestal.

 Através da análise da tabela, é possível afirmar que os municípios com grandes extensões territoriais e baixa densidade demográfica, tais como Altamira (PA), São Felix do Xingu (PA), Porto Velho (RO) e Lábrea (AM), foram responsáveis pela maior emissão de CO2. Essas cidades estão localizadas nas regiões que atualmente concentram o avanço do desmatamento ilegal e dos focos de incêndio. Vale ressaltar que, embora parte do desmatamento tenha relação com o avanço da mineração, nem todas as regiões estão relacionadas com a construção de novas hidrelétricas.