Alguns municípios do Sul do Brasil receberam, nos últimos 10 anos, importantes fluxos de imigrantes e refugiados, sobretudo de haitianos, congoleses, senegaleses e venezuelanos. A presença desses imigrantes e refugiados em regiões de elevada especialização produtiva tem sido motivada pela busca de trabalho; todavia, crescem registros de denúncias das precárias condições de vida e situações de xenofobia enfrentadas por essas populações nos municípios onde se instalam.

Assinale a alternativa que indique: (1) a região de especialização produtiva que mais tem absorvido essa força de trabalho imigrante; e (2) a atividade econômica envolvida:

  • a

    (1) Oeste catarinense; (2) indústria frigorífica. 

  • b

    (1) Vale dos Sinos (RS); (2) indústria de laticínios. 

  • c

    (1) Oeste paranaense; (2) indústria de confecção. 

  • d

    (1) Vale do Itajaí (SC); (2) indústria carbonífera.

Importantes fluxos de imigrantes e refugiados se deslocaram nos últimos anos para o Oeste de Santa Catarina atraídos para o trabalho na agroindústria, especialmente, nos frigoríficos da região. Parcela significativa desses imigrantes vive em condições de marginalização socioeconômica, pois recebem baixa remuneração, além de sofrerem com precárias condições de trabalho, como longas jornadas, o que explica a dificuldade de encontrar força de trabalho local para essas atividades, estando também relacionadas a situações de xenofobia.