A figura a seguir apresenta um cenário em que se distinguem dois compartimentos de relevo na paisagem.

No que se refere aos compartimentos de relevo na paisagem, é correto afirmar que o compartimento

  • a

    A é uma planície formada por processos exógenos que ocasionam a acumulação de materiais de fontes diversas. As planícies podem sofrer a influência de falhamentos das rochas que servem de substrato ao processo deposicional. 

  • b

    B é um planalto formado por rochas ígneas extrusivas, e apresenta formas de relevo esculpidas pela atuação dos processos exógenos, a exemplo das chapadas, dos morros, das serras e das depressões. 

  • c

    A é uma planície formada por depósitos arenosos e argilosos de origem exclusivamente fluvial. A presença dos meandros abandonados indica que as formas de relevo desse compartimento não evoluem. 

  • d

    B é um planalto formado por rochas ígneas, metamórficas ou sedimentares. Sua principal característica está na atividade ativa dos processos tectônicos responsáveis pelo soerguimento das elevações e manutenção das formas.

Conforme a interpretação da figura, o compartimento A representa uma planície fluvial, que corresponde a uma forma de relevo de baixa altitude, onde prevalece a deposição de sedimentos, podendo estar rebaixada em relação aos planaltos do seu entorno devido a um processo de falhamento das rochas que servem de substrato ao processo deposicional.