A caiação ou pintura com cal hidratada (Ca(OH)2) é uma das formas mais antigas para o revestimento da fachada de edifícios. A cal virgem (CaO) – produzida a partir do aquecimento do calcário (CaCO3) –, ao ser colocada em água, forma a cal hidratada que, uma vez aplicada à parede e em contato com o CO2 do ar atmosférico, vai se transformando em seu precursor, o carbonato de cálcio. Dessa forma, o carbonato de cálcio fica aderido à parede, protegendo-a, conservando-a e embelezando-a.

Considere as equações a seguir:

i) CaCO3 → CaO + CO2; ∆H = 178 kJ/mol

ii) CaO + H2O → Ca(OH)2; ∆H = -109 kJ/mol

iii) Ca(OH)2 + CO2 → CaCO3 + H2O ; ∆H= ?

Levando em conta apenas as equações do processo de transformação e produção do carbonato de cálcio (equações i a iii), pode-se afirmar que o processo

  • a

    pode ser considerado carbono neutro e que a última equação representa uma reação que levaria ao aquecimento da parede onde a cal foi aplicada. 

  • b

    pode ser considerado carbono neutro e que a última equação representa uma reação que levaria ao resfriamento da parede onde a cal foi aplicada. 

  • c

    não pode ser considerado carbono neutro e que a última equação representa uma reação que levaria ao aquecimento da parede onde a cal foi aplicada. 

  • d

    não pode ser considerado carbono neutro e que a última equação representa uma reação que levaria ao resfriamento da parede onde a cal foi aplicada.

A entalpia da última equação (iii) pode ser determinada por Lei de Hess. Para isso, basta inverter as equações i e ii e somá-las, conforme indicado abaixo:

começar estilo tamanho matemático 14px atributos de tabela alinhamento de coluna left fim dos atributos linha com célula com atributos de tabela alinhamento de coluna left center fim dos atributos linha com célula com CO com 2 subscrito espaço mais espaço CaO espaço seta para a direita espaço CaCO com 3 subscrito fim da célula célula com ΔH espaço igual a espaço menos espaço 178 espaço kJ dividido por mol fim da célula fim da tabela fim da célula linha com célula com atributos de tabela alinhamento de coluna right right fim dos atributos linha com célula com Ca parêntese esquerdo OH parêntese direito com 2 subscrito espaço seta para a direita espaço CaO espaço mais espaço reto H com 2 subscrito reto O fim da célula célula com ΔH espaço igual a espaço mais espaço 109 espaço kJ dividido por mol espaço fim da célula fim da tabela em moldura inferior fecha moldura fim da célula linha com célula com tabela linha com célula com Ca parêntese esquerdo OH parêntese direito com 2 subscrito espaço mais espaço CO com 2 subscrito espaço seta para a direita espaço CaCO com 3 subscrito espaço mais espaço reto H com 2 subscrito reto O fim da célula célula com ΔH espaço igual a espaço menos espaço 69 espaço kJ dividido por mol fim da célula fim da tabela fim da célula fim da tabela fim do estilo

Note que o processo é carbono neutro, ou seja, não ocorre emissão de compostos de carbono. Isso acontece porque o carbono estará na forma de carbonato aderido à parede. A produção de carbonato de cálcio (equação iii) é exotérmica, levando ao aquecimento da parede onde a cal foi aplicada.