As mudanças climáticas podem estar influenciando nas cores dos girassóis.
Segundo estudos realizados por pesquisadores das universidades de Pittsburg, Virginia e Clemson, dos Estados Unidos, nos últimos 75 anos as plantas aumentaram a pigmentação das brácteas dos girassóis por causa da elevação da temperatura e das variações na camada de ozônio.
Elas fizeram isso para se proteger do excesso de radiação ultravioleta (U.V.), exatamente como os humanos agem ao usar filtro.
(Amauri Segalla. “O Enigma dos girassóis”. Veja, 28.10.2020. Adaptado.)
a) Qual a importância da camada de ozônio para a vida na Terra? Por que a mudança na cor das brácteas dos girassóis pode reduzir a reprodução dessas plantas?
b) Muitas folhas, pétalas e brácteas apresentam diversos pigmentos carotenoides. Qual a importância fisiológica desses pigmentos para a planta? Por que esses pigmentos contribuem para o crescimento mais acelerado das plantas?
a) A camada de Ozônio reduz a quantidade de radiação UV que passa pela atmosfera e incide sobre os seres vivos. A alteração da pigmentação pode reduzir a atração de animais polinizadores, que são fundamentais no transporte de grãos-de-pólen entre os girassóis, o que é essencial para a reprodução sexuada.
b) Os carotenoides aumentam a eficiência da absorção da luz utilizada na fotossíntese. Com maiores taxas fotossintéticas, haverá uma maior produção dos compostos orgânicos, permitindo um crescimento mais acelerado.