Dentre as complicações que um portador de diabetes não controlado pode apresentar está a catarata, ou seja, a perda da transparência do cristalino, a lente do olho. Em situações de hiperglicemia, o cristalino absorve água, fica intumescido e tem seu raio de curvatura diminuído (figura 1), o que provoca miopia no paciente. À medida que a taxa de açúcar no sangue retorna aos níveis normais, o cristalino perde parte do excesso de água e volta ao tamanho original (figura 2). A repetição dessa situação altera as fibras da estrutura do cristalino, provocando sua opacificação.

(www.revistavigor.com.br. Adaptado.)

De acordo com o texto, a miopia causada por essa doença deve-se ao fato de, ao tornar-se mais intumescido, o cristalino ter sua distância focal

  • a

    aumentada e tornar-se mais divergente. 

  • b

    reduzida e tornar-se mais divergente. 

  • c

    aumentada e tornar-se mais convergente. 

  • d

    aumentada e tornar-se mais refringente. 

  • e

    reduzida e tornar-se mais convergente.

A miopia é uma ameotropia (defeito da visão) caracterizada pela formação da imagem anterior à retina no interior do globo ocular, seja por razões genéticas (globo ocular mais alongado) ou, como o enunciado evidencia, pelo instumecimento do cristalino que o torna mais convergente, consequência da redução de sua distância focal.