A posição latitudinal do continente africano faz com que ocorra uma diversidade de biomas. Os mapas a seguir indicam a localização e a extensão de quatro biomas com características distintas.

A partir do exposto e de seus conhecimentos sobre os fatores abióticos e bióticos dos biomas africanos, assinale a alternativa correta.

  • a

    O Bioma 1 corresponde às formações florestais que se situam nas áreas de baixa latitude. Apresentam baixa diversidade vegetal, com predomínio de coníferas. Ocorrem em áreas com excesso de chuvas, elevadas temperaturas e solos profundos de boa drenagem.

  • b

    O Bioma 2 abarca as formações mediterrâneas desenvolvidas em solos férteis, em climas com verão úmido e inverno seco. Sua fitofisionomia é formada por arbustos baixos, intercalados por gramíneas. As espécies são caducifólias por conta do período seco.

  • c

    O Bioma 3 representa as áreas de desertos, que apresentam espécies xerófilas, associados a dois fatores: a corrente marítima fria que dificulta a evaporação da água do mar, e a zona de alta pressão nas médias latitudes, formada por anticiclones.

  • d

    O Bioma 4 engloba as formações savânicas localizadas entre as florestas e os desertos. Ocorre em solos hidromórficos desenvolvidos em climas tropicais de sazonalidade bem marcada pela pluviosidade, resultando na formação de fitofisionomias abertas.

Os mapas do continente africano indicam a formação de quatro biomas:

Bioma 1: Floresta Tropical, com vegetação adaptada ao clima quente e úmido, marcada por uma grande biodiversidade.

Bioma 2: Vegetação Mediterrânea, localizada em uma área com o predomínio do clima mediterrâneo, marcado por verões quentes e secos e invernos amenos e úmidos. Em relação à vegetação, destacam-se os maquis e garrigues, com variações de tipos de arbustos de pequeno e médio porte.

Bioma 3: Trata-se de áreas com clima árido e semiárido devido à atuação de correntes marítimas frias e células de alta pressão atmosférica (anticiclonais). Destaca-se a vegetação com espécies de xerófilas, adaptadas a ambientes com baixa pluviosidade.

Bioma 4: Corresponde a formações savânicas em regiões com clima tropical, marcadas por elevadas temperaturas e chuvas sazonais bem demarcadas. Os solos predominantes não são hidromórficos, pois tais solos apresentam grande umidade, geralmente próximos a rios e lagos ou em áreas com grande pluviosidade.