Examine a pintura do artista holandês Pieter Claesz (1597-1661) e a tradução da expressão latina Memento mori.

Memento mori: Lembra-te de que morrerás.

(Renzo Tosi (org.). Dicionário de sentenças latinas e gregas, 2010.)

a) Além da caveira, que outro elemento retratado na pintura de Pieter Claesz alude à expressão Memento mori? Justifique sua resposta.

b) Tendo em vista o contexto de sua produção, a temática explorada pela pintura remete mais diretamente a qual escola literária? Justifique sua resposta.

a) A pintura do holandês Pieter Claez propõe uma reflexão a respeito da brevidade da vida, presente na expressão latina “memento mori”, além da caveira, nitidamente relacionada a essa temática, a flor sobre a mesa e a vela acesa também remetem à efemeridade, uma vez que são elementos que têm sua duração reduzida. As flores murcham e a parafina de que é feita a vela derrete pela ação do fogo.

 

b) A temática da efemeridade na tela é típica da estética barroca, o que pode ser corroborado pela data da produção da obra, 1625, período de difusão do barroco na maior parte do Ocidente. A tela convida o espectador a refletir sobre seu tempo de vida e pode funcionar, de certa forma, como uma ameaça àqueles seres que não nortearem sua vida na mesma direção dos dogmas propostos pela religiosidade cristã.