O gráfico a seguir apresenta a evolução das exportações brasileiras de carne bovina, a partir de 2000.

Com relação às exportações brasileiras de carne bovina, assinale V para a afirmação verdadeira e F para a falsa.

(  ) A criação do "boi verde", com rebanhos soltos e alimentados em pastagens naturais, atende aos mercados mais seletivos e estimula as exportações.

(  ) As melhorias genéticas, a certificação sanitária pelo uso de vacinas e o rastreamento de origem dos animais garantem uma qualidade que torna competitiva a produção brasileira.

(  ) Restrições éticas e ambientais, como o uso de mão de obra escrava e o desmatamento da Floresta Amazônica para formação de pastagens, explicam a queda das exportações entre 2008 e 2011.

As afirmações são, respectivamente, 

  • a

    F – V – F. 

  • b

    F – V – V. 

  • c

    V – F – F. 

  • d

    V – V – F. 

  • e

    F – F – V.

No final da década passada, o Brasil tornou-se o maior exportador de carne bovina do mundo. A combinação de altas tecnologias, como melhorias genéticas, vacinação e rastreamento da origem dos animais, com a criação do rebanho em pastagens naturais (“boi verde”), ajudou no aumento da produção e da produtividade e na conquista de novos mercados para a carne nacional. O gráfico da questão aponta para um pequeno período de queda das exportações, provocada pela crise econômica que afetou o mundo todo entre 2008 e 2011.