A figura mostra dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre a série histórica (1992 e 2010) e uma projeção (2028) dos 10 países com o maior Produto Interno Bruto (PIB).

Sobre esses dados, é correto afirmar:

  • a

    Entre 2010 e 2028, a Indonésia, que não figurava entre os dez maiores PIBs, aparecerá no ranking em razão da produção agrícola e do extrativismo mineral, enquanto que a Itália sofrerá queda na economia devido à instabilidade política do país. 

  • b

    Entre 1992 e 2028, o Brasil apresentou elevação na sua produção e sofrerá declínio no ranking, assim como o Reino Unido, em razão desses países terem declinado de tratados econômicos globais. 

  • c

    Entre 1992 e 2010, China e Índia apresentaram crescimento de suas economias em razão do aumento da capacidade produtiva, do potencial de consumo interno e da infraestrutura na produção industrial. 

  • d

    Entre 1992 e 2010, Japão e Alemanha sofreram queda e estabilização no seu Produto Interno Bruto justificada pelo fato de ambos os países serem potências hegemônicas na produção de tecnologia. 

  • e

    Entre 2010 e 2028, Rússia e França terão declínio nas suas economias por se encontrarem enfraquecidas por conflitos bélicos, dependência energética e redução populacional em seus países.

Analisando a figura apresentada da evolução histórica dos 10 maiores PIB do mundo, ao longo das últimas décadas e sua projeção para 2028, observam-se oscilações de suas posições decorrentes de uma série de variações de fatores socioeconômicos. Durante as décadas de 1990 até 2010, China e Índia apresentaram uma evolução positiva significativa em suas economias devido a projetos governamentais de intensificação e valorização da produção industrial e tecnológica, bem como a um aumento da capacidade de consumo de suas elevadas populações.