“A China enviou ontem navios de guerra e dezenas de caças para Taiwan, em retaliação a uma reunião entre a presidente da ilha, Tsai Ing-Wen, e o presidente da Câmara dos Deputados do EUA, Kevin McCarty, na Califórnia”.

O Estado de São Paulo, 08/04/2023. Adaptado.

A reportagem faz alusão ao aumento das tensões geopolíticas entre China e Taiwan. Sobre esse tema, é correto afirmar:

  • a

    As tensões iniciaram-se no final de década de 1970, em decorrência das mudanças políticas e econômicas perpetradas pelo então presidente chinês Deng Xiaoping, que resultaram na declaração de independência de Taiwan em relação à China. 

  • b

    Iniciadas ainda na primeira metade do século XX, as tensões entre China e Taiwan aumentaram desde então em decorrência da presença militar dos EUA no território taiwanês, o que contraria os interesses geopolíticos chineses na região.

  • c

    As tensões decorreram do aumento da influência russa sobre o território taiwanês, com foco na exploração do potencial mercado consumidor, considerado estratégico para o aumento das exportações do gás natural russo. 

  • d

    Com apoio soviético, Taiwan conseguiu independência do território chinês no final da década de 1960. Após o fim da Guerra Fria, tornou-se uma potência tecnológica, o que ampliou o interesse geopolítico chinês na retomada desse território. 

  • e

    Taiwan é reconhecido como país independente pelos EUA e tem emergido na rota dos conflitos entre os governos estadunidense e chinês, o que pode ser interpretado como indício do deslocamento do eixo geopolítico do mundo para o sudeste asiático.

A tensão entre China e Taiwan, descrita pela questão, remonta ao contexto da Revolução Socialista, em 1949, quando a ilha se tornou uma espécie de refúgio do Kuomintang e do então líder chinês, Chiang Kai-shek. Apesar de se autoproclamar independente, Taiwan não é reconhecido pela grande maioria dos países. Nesse cenário, Xi Jinping, atual presidente chinês, tem anunciado interesse em reunificar a China, retirando, portanto, a relativa autonomia política defendida pela ilha. Esse projeto geopolítico chinês, que nas últimas décadas tem ganhado proporções globais, encontra resistência estadunidense, o qual tem procurado realizar visitas à ilha, bem como reuniões entre representantes do Estado - como apresentada no enunciado. Esse processo encontra respaldo na figura do presidente da Câmara dos Deputados e conta com representações oficiais de Taiwan, com nítidas pretensões de fortalecer seu status de autonomia. 

Como retaliação, a China tem recorrido a manobras militares ao redor da ilha, reafirmando seu projeto de controle a fim de reincorporar formalmente Taiwan.