Observe o mapa a seguir:

Sobre o conflito geopolítico em questão, é correto afirmar:

  • a

    O Tratado de Lausanne estabeleceu as fronteiras da Turquia moderna, incluindo a existência de um Estado curdo após o fim do Império Turco Otomano, concedendo aos curdos o domínio do território entre as atuais Turquia e Síria. 

  • b

    Os curdos formam uma população estimada em dezenas de milhões de pessoas e parte habita uma região montanhosa que se espalha pelos territórios fronteiriços de cinco países: Turquia, Iraque, Síria, Irã e Rússia. 

  • c

    Falantes de várias línguas, dentre as quais árabe, curdo, turco e persa, e compostos por diferentes grupos étnicos e religiosos, os curdos são considerados a maior população apátrida do mundo. 

  • d

    Entre os anos de 2013 e 2019, as forças curdas desempenharam um papel central no enfrentamento ao Estado Islâmico na região, o que levou ao reconhecimento do estado independente do Curdistão. 

  • e

    Em 2022, foi aprovada uma resolução no Conselho de Segurança da ONU reconhecendo a independência do Curdistão e definindo suas fronteiras em territórios que pertenciam à Síria, Turquia e Iraque.

Os curdos habitam principalmente parte dos territórios iraquiano, turco, iraniano, armênio e sírio, região de grande importância geopolítica, sobretudo por possuir reservas hídricas, como as nascentes dos rios Tigre e Eufrates, na Turquia, e de petróleo, como o norte do Iraque. Por habitarem esses países, os curdos falam suas respectivas línguas, como árabe, turco, persa, além da própria língua curda. São predominantemente muçulmanos sunitas, mas existem curdos com diferentes práticas religiosas. Estimados em aproximadamente 30 milhões de pessoas, os curdos são identificados como uma das maiores minorias étnicas do mundo, classificados por diversas instituições como apátridas, ou seja, pessoas sem um reconhecimento nacional (nacionalidade) por nenhum Estado.