Observe o mapa da distribuição da pesca no globo em toneladas por quilômetro quadrado, por ano.

Baseado em seus conhecimentos sobre correntes marítimas quentes e frias em superfície, bem como nos dados representados no mapa, assinale a alternativa correta.

  • a

    No Hemisfério Sul, as regiões de maior potencial de pesca são aquelas que margeiam a costa leste dos continentes americano, africano e asiático, marcadas pela presença de correntes marítimas quentes. 

  • b

    No Hemisfério Norte, as regiões de maior potencial de pesca são registradas na costa leste e oeste do continente americano, margeadas pelas correntes marítimas frias do Labrador e do Golfo, respectivamente. 

  • c

    Em todo o globo, as áreas que demarcam as águas internacionais ou alto-mar são as mais piscosas independentemente da presença de correntes marítimas quentes ou frias. 

  • d

    No Hemisfério Sul, as regiões de maior potencial de pesca ocorrem na costa oeste do continente americano e do continente africano, com a presença, respectivamente, das correntes marítimas de Humboldt e de Benguela.

  • e

    As regiões polares apresentam potencial reduzido de pesca em função das dificuldades de acesso, baixa reprodução das espécies nesses locais e presença de correntes marítimas frias.

As correntes marítimas de Humboldt e Benguela se deslocam da região polar (Antártida) e são, portanto, frias. Ambas passam pela costa oeste da América e da África e são responsáveis por aumentar o potencial de pesca, já que águas oceânicas submarinas frias apresentam mais nutrientes e atraem cardumes.