Observe as ilustrações.

A imagem de satélite e a foto retratam fenômeno que aconteceu em Buriticupu, no oeste maranhense. Com base nas figuras e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

  • a

    O fenômeno é caracterizado pela formação de voçorocas, feições erosivas de grandes proporções que podem ser evitadas por meio do controle do fluxo das águas superficiais e subsuperficiais, plantio de vegetação e terraceamento. 

  • b

    Trata-se de uma feição erosiva ocasionada pelas fortes chuvas que assolam a região, sendo um processo natural que não é afetado pela ação humana, pois é um fenômeno associado à origem de solos e às nascentes de rios. 

  • c

    O fenômeno caracteriza a formação de voçorocas, feições erosivas profundas que têm sua origem na ascensão do lençol freático e no acúmulo de lixo. Podem ser evitadas por meio do saneamento básico e da confecção de aterros. 

  • d

    Trata-se de um fenômeno associado a tremores de terra e fluxos subterrâneos de água que resultam na feição erosiva chamada de voçoroca, caracterizada por abrir grandes crateras no solo sem haver acúmulo de sedimentos. 

  • e

    O fenômeno mostra a formação de fluxos de lama na direção da área urbana do município. Podem ser vistos o desmatamento do seu entorno e arruamento precário em estradas de terra vicinais que causaram o processo erosivo.

As imagens são referentes à voçoroca formada em Buriticupu (MA), que corresponde a um processo avançado de erosão provocado, especialmente, pela ação da chuva sobre solos expostos pelo desmatamento, comuns em áreas urbanas periféricas, onde a concentração de água no interior de solos mais frágeis escava grandes buracos e atinge o lenço freático, podendo se expandir rapidamente. Sendo assim, o controle dos fluxos das águas superficiais e subterrâneas, com o plantio de vegetação e o terraceamento, pode evitar a ocorrência desse e de outros processos erosivos.