Em fevereiro de 2023, ocorreu uma precipitação pluviométrica extrema no litoral norte de São Paulo, com volume que excedeu os 600 mm de chuva em menos de 24 horas. Foi um dos maiores índices pluviométricos já registrados no Brasil para um dia. Essa grande quantidade de chuva provocou muitos deslizamentos de terra, como o retratado na imagem.

Considerando o contexto socioambiental em que esse episódio ocorreu, é correto afirmar:

  • a

    Apesar das altas declividades nas encostas da Serra do Mar, eventos como esse são raros, uma vez que os solos profundos e a vegetação primária dificultam os deslizamentos de terra. 

  • b

    No local do deslizamento de terra, ocorrerá um processo de sucessão primária e, após poucos anos, uma floresta madura estará estabelecida. 

  • c

    A baixa umidade da região e a indisponibilidade de nutrientes no solo retardarão a instalação de organismos pioneiros, como os líquens, que iniciarão o processo de sucessão nesse local. 

  • d

    Fenômenos desse tipo são causados por fatores naturais da região, relacionados ao clima, à geologia e ao relevo, mas são agravados pela ocupação desordenada das encostas. 

  • e

    No local do deslizamento de terra, a biomassa vegetal aumentará ao longo da sucessão ecológica graças a um equilíbrio energético no sistema, em que as taxas de fotossíntese e respiração permanecerão equivalentes.

Deslizamento de terra é um evento geomorfológico e climatológico que acarreta a movimentação de massas a partir do desprendimento e do transporte de solo ou material rochoso encosta abaixo. Os deslizamentos podem ser fenômenos naturais,  em que a declividade do terreno associada à passagem de fluxos de água causa a erosão do solo, gerando os escorregamentos de terra. Contudo, esses fenômenos são intensificados com o desmatamento e o uso e a ocupação irregular do solo, principalmente em conjunto com   a construção de moradias. Os eventos ocorridos entre o litoral norte de São Paulo e sul do Rio de Janeiro foram intensos movimentos de massas a partir de fortes chuvas que atingiram a região.