O gráfico a seguir representa a curva de biomassa e biodiversidade em diferentes partes do globo.

Sobre os ambientes do globo terrestre que podem ser exemplificados pelos dados demonstrados no gráfico, é correto afirmar que, onde o índice de aridez é igual a

  • a

    1 e o balanço de radiação é igual a 70 kcal/cm2, a curva de biomassa e biodiversidade atinge o ápice, caracterizando, por exemplo, o ambiente de uma floresta equatorial. 

  • b

    2 e o balanço de radiação é igual a 40 kcal/cm2, é possível inferir os ambientes compostos por savanas ou cerrados, com crescimento da curva de biomassa e biodiversidade. 

  • c

    0 e o balanço de radiação é igual também a 0, encontram-se os ambientes desérticos muito quentes, a exemplo do deserto do Saara. 

  • d

    3 e o balanço de radiação é igual a 0, a curva de biomassa e biodiversidade indica exemplo típico de ambiente tropical úmido. 

  • e

    1,5 e o balanço de radiação é igual a 55 kcal/cm2, a curva de biomassa e biodiversidade diminui, caracterizando os ambientes com presença de neve eterna.

A floresta equatorial é caracterizada por receber alto índice de radiação, como o encontrado no gráfico (70 kcal/cm2). Além disso, esse tipo de floresta apresenta elevada biomassa, possui grande biodiversidade e apresenta umidade alta devido ao elevado índice pluviométrico, compatível com um índice de aridez de 0 a 1.